domingo, 20 de maio de 2012

A Fita Azul


No início da década de 50 a Confederação Brasileira de Desportos-CBD, antecessora da CBF, institui a Fita Azul, um título honorário concedido aos clubes brasileiros que excursionavam pelo mundo e retornavam ao Brasil de forma invicta. Uma forma de gratificar os clubes que representaram bem o Brasil pelo mundo.

Era muito comum os clubes brasileiros excursionarem pelo interior do Brasil e também no exterior. Isso era possível porque o calendário do futebol contava com grandes janelas sem nenhuma competição. Também era uma forma de reduzir a ociosidade.

Pouco tempo depois a própria CBD acabou desistindo da idéia. Um jornal esportivo conceituado de São Paulo, a Gazeta Esportiva, decidiu continuar com a premiação por mais algum tempo, mas logo desistiu.

Nos primeiros anos era necessário que o clube jogasse no mínimo 10 partidas para ter direito à honraria. Posteriormente, a quantidade mínima de jogos caiu para 6 partidas.

Na época em que a Fita Azul foi instituída os clubes brasileiros não participavam de nenhuma competição internacional oficial, dessa forma, a premiação tinha grande significado para os torcedores. 

Na sequência, com o início das competições internacionais de clubes, a Fita Azul foi deixando de ter a mesma importância que tinha nos primeiros anos.

Ninguém conquistou a Fita Azul tantas vezes quanto a Associação Portuguesa de Desportos. Foram três excursões pelo mundo que terminaram de forma invicta para a Lusa.

Veja a relação dos clubes que receberam o prêmio:

1951 -  Portuguesa (12 jogos - 11 vitórias - 1 empate)

1952 - Corinthians (15 jogos - 15 vitórias)

1953 - Portuguesa (10 jogos - 7 vitórias - 3 empate)

1954 - Portuguesa (19 jogos - 14 vitórias - 5 empate)

1959 - Portuguesa Santista (15 jogos - 15 vitórias)

1962 - Caxias-RS (12 jogos - 9 vitórias - 3 empate)

1962 - Bangu-RJ (12 jogos - 8 vitórias - 4 empate)

1964 - São Paulo (11 jogos - 8 vitórias - 3 empate)

1972 - Coritiba (6 jogos - 4 vitórias - 2 empate)

1972 - Santos (17 jogos - 15 vitórias - 2 empate)

1980 - Santa Cruz (12 jogos - 11 vitórias - 1 empate)


O Santa Cruz recebeu a premiação pela última vez.

As competições internacionais já eram uma realidade. O calendário dos principais clubes brasileiros já não proporcionavam oportunidades para as excursões pelo mundo e o torcedor não via na Fita Azul a mesma importância de outrora. Tudo isso contribuiu para a extinção do prêmio.

Ainda hoje os clubes que conquistaram a premiação contam com orgulho as suas aventuras ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.